Segundo o último levantamento feito pelo Banco Central em 2023, mais de 210 milhões de brasileiros possuem algum cartão de crédito. Além disso, em média, 16 milhões de consumidores têm mais de três cartões. Mas, mesmo sendo uma das principais formas de pagamento no Brasil, muitas pessoas não sabem todas as formas de pagar a fatura do cartão de crédito.

Isso acarreta em uma série de problemas financeiros, visto que dependendo da maneira que você irá pagar a sua fatura mensal, pode ter a cobrança de mais ou menos juros. Inclusive, este é um fator determinante que endivida milhões de brasileiros que usam o cartão de crédito.

Por isso, neste guia exclusivo vamos te mostrar quais são as principais formas de pagamento da fatura do cartão de crédito, para que possa escolher a mais adequada para você. Vamos conferir?!

Principais formas de pagar a fatura do cartão

Pagar a fatura do cartão de crédito em dia é fundamental para evitar juros e manter um bom histórico de crédito. Mas, com tantas opções disponíveis, escolher a melhor forma de pagamento pode ser desafiador.

Então, sem mais delongas, confira a seguir quais são as possibilidades na hora que você for realizar o pagamento da fatura do seu cartão!

1. Pagamento total da fatura

O pagamento total da fatura do cartão de crédito significa quitar o valor integral da sua dívida até a data de vencimento. Essa é a melhor maneira de evitar o pagamento de juros e encargos, manter o limite do seu cartão disponível e melhorar o seu score de crédito.

Vantagens:

  • Evita juros e encargos por atraso ou inadimplência
  • Mantém o limite do cartão disponível
  • Ajuda a aumentar o score de crédito

Desvantagens:

  • Pode ser um desafio para quem tem orçamento limitado
  • Exige planejamento financeiro para gastar apenas o que conseguirá pagar

2. Pagamento mínimo da fatura

O pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito é o menor valor que você pode pagar para evitar o atraso e a inscrição do seu nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Na prática, este valor geralmente corresponde a 15% do total da fatura, mas pode variar de acordo com o banco emissor do cartão.

Vantagens:

  • Permite pagar a fatura mesmo com orçamento limitado
  • Ainda é possível continuar usando o limite do cartão
  • Evita a inadimplência nos birôs de crédito

Desvantagens:

  • Incorre em juros sobre o valor restante da fatura (um dos mais caros)
  • Reduz o limite disponível do cartão
  • Pode prejudicar o score de crédito a longo prazo

3. Parcelamento da fatura do cartão

O parcelamento da fatura do cartão de crédito é uma opção que permite dividir o valor total da sua dívida em várias parcelas mensais, sendo obrigatória de ser oferecida pelo emissor após 30 dias de atraso no pagamento.

Essa opção pode ser útil para quem não tem condições de pagar o valor total da fatura em dia, mas é importante ter cuidado para evitar o pagamento de juros altos.

Vantagens:

  • Permite pagar a fatura em valores menores, geralmente até 24x
  • Evita o pagamento de juros rotativos
  • Juros menores que no pagamento mínimo
  • Permite continuar usando o limite disponível no cartão

Desvantagens:

  • Incorre em juros sobre o valor parcelado
  • Reduz o limite disponível do cartão
  • O cliente fica com uma dívida parcelada para pagar

Qual forma de pagamento escolher?

A melhor forma de pagamento depende da sua situação financeira e dos seus objetivos. Ou seja, se você tem condições de pagar o valor total da fatura em dia, essa é a melhor opção, pois você evita juros e encargos do crédito rotativo, mantém o limite do cartão disponível e não vai para o SPC e Serasa.

Caso tenha tido um imprevisto financeiro ou perdeu o controle dos gastos somente naquele mês e consequentemente não tenha condições de pagar o valor total da fatura em dia, o pagamento mínimo pode ser uma alternativa. 

No entanto, é importante lembrar que essa opção gera juros e pode prejudicar o seu score de crédito a longo prazo, o que não é bom para suas finanças.

Mas, caso a sua situação financeira esteja realmente prejudicada, o parcelamento da fatura é a melhor opção para quem precisa de mais tempo para pagar a fatura. Contudo, é importante escolher um número de parcelas que você possa pagar com folga para evitar o pagamento de juros altos.

Em resumo: Esperamos que este guia completo tenha ajudado você a escolher a melhor forma de pagar a sua fatura do cartão de crédito! Se puder, sempre evite o pagamento mínimo e o parcelamento da fatura!