Cada indivíduo empregado formalmente possui a garantia de uma conta-salário, que nada mais é do que uma conta bancária específica para o trabalhador receber seu salário, através de um banco escolhido/parceiro da empresa empregadora. 

Essa modalidade de conta bancária é amplamente utilizada e atualmente existem milhões de contas de salário abertas em nosso país, conforme dados fornecidos pelo Banco Central do Brasil.

Por isso, para não restar mais dúvidas sobre o que é, como funciona, se existem taxas, para que serve e quais serviços oferece uma conta salarial, continue conosco nesta leitura rápida e exclusiva!

O que é uma conta salário?

Conforme mencionamos acima, uma conta salário é um tipo de conta bancária destinada ao recebimento do salário de uma pessoa. 

Qualquer indivíduo que receba um salário pode abrir essa conta, sendo necessário apresentar um Documento Nacional de Identidade, além de um comprovante de pagamento ou certificado de rendimentos. 

Em muitos casos, o próprio empregador realiza esse processo com os mesmos requisitos mencionados anteriormente.

Além disso, as contas-salário também são utilizadas para receber pensões, aposentadorias e subsídios governamentais. 

Ou seja, essa modalidade de conta é amplamente empregada para fins de recebimento de rendimentos provenientes de atividades laborais, bem como para o recebimento de benefícios sociais.

Qual a diferença entre a conta salário e a conta poupança? 

A conta salário é um tipo de conta bancária que se diferencia da conta poupança, pois embora possam parecer semelhantes, cada uma possui suas peculiaridades. 

A principal diferença reside no fato de que, na conta salário, os bancos não podem cobrar taxas ou comissões de qualquer tipo, desde que a conta esteja em dia. 

Todas as transações financeiras, consultas de saldo e uso de caixas eletrônicos autorizados no país, por qualquer banco, são gratuitos, sem limites de valor ou número de operações, e isso se aplica a todos os clientes, independentemente de serem correntistas ou não, até o valor do salário recebido.

Quais são as principais características de uma conta salário? 

Uma das características mais destacadas das contas salário é a ausência de taxas de manutenção. 

Além disso, elas são acompanhadas por um cartão que permite realizar compras em estabelecimentos credenciados, assim como sacar dinheiro em caixas eletrônicos sem limite de operações e sem custo adicional. 

A conta salário pode ser penhorada? 

A conta salário está sujeita a penhora, mas somente se o saldo disponível na conta for superior a três vezes o valor médio do salário recebido nos últimos seis meses. 

Dessa forma, se o saldo disponível for inferior a esse limite, a conta salário não poderá ser alvo de penhora. Além disso, é preciso que a justiça tenha autorizado a penhora.

Para que serve a conta salário?

Com uma conta salário, temos a possibilidade de operar no banco digital a partir de qualquer dispositivo, permitindo o controle de saldos, pagamentos e transferências. 

Além disso, podemos utilizar o atendimento presencial e efetuar a retirada do salário pessoalmente, caso seja mais conveniente.

Não é necessário realizar um depósito mínimo na conta, e o uso do caixa eletrônico e do cartão de débito não incorre em taxas. Cada banco oferecerá benefícios e promoções distintas para atrair clientes.

No entanto, é importante lembrar que qualquer operação que não esteja relacionada ao recebimento de salários pode estar sujeita a cobrança de comissões por parte do banco (por exemplo, ao receber um depósito por outros motivos).

Além disso, o banco tem a obrigação de fornecer informações sobre as movimentações da conta, sendo enviado um resumo a cada 6 meses, no mínimo. 

Também é possível solicitar, a qualquer momento, por meio de um caixa eletrônico, um extrato com os últimos 10 movimentos realizados.

Quanto tempo dura uma conta salário?

A sua conta salário permanecerá ativa enquanto a empresa continuar depositando o salário, ou seja, enquanto você estiver devidamente empregado.

No caso de término do vínculo empregatício, o empregador informará o banco, e após 60 dias corridos do último depósito, a conta será cancelada.

O que acontece com minha conta salário se eu parar de trabalhar?

No caso de cessarmos nossa atividade profissional, é responsabilidade do empregador nos informar sobre o contato feito com o banco para cancelar a conta salário, uma vez que cada titular é quem decide sobre a continuidade ou encerramento da conta. 

Portanto, posteriormente, precisaremos nos dirigir ao banco para encerrar a conta, caso contrário, poderemos ser cobrados por taxas de manutenção. 

Caso tenhamos aberto a conta diretamente, cabe a nós informar o banco sobre nossa decisão e também avaliar se desejamos manter ou encerrar a conta nessa instituição financeira.

Vantagens de uma conta salário

É comum recebermos ofertas com benefícios adicionais de várias instituições bancárias ao abrir uma conta salário, mas recomendamos sempre fazer uma análise cuidadosa e escolher a opção que seja mais vantajosa para você.

Os benefícios adicionais oferecidos para contas salariais costumam ser atrativos, como cartões de crédito gratuitos e a possibilidade de obter cartões adicionais. Além disso, todos os usuários têm acesso aos mesmos financiamentos e taxas de juros. 

Também é possível que nos ofereçam empréstimos pessoais com taxas diferenciadas ou vantagens na contratação de um financiamento imobiliário. 

Esses são apenas alguns exemplos dos serviços que devemos analisar ao escolher ou mudar de banco.

Como abrir uma conta salário?

É possível abrir uma conta salário em qualquer banco. Geralmente, o empregador sugere uma instituição financeira com o qual tenha parceria.

Porém, caso prefiramos outro banco ou decidamos mudar após algum tempo, essa alteração pode ser feita sem nenhum problema. 

Além disso, se já tivermos uma conta poupança e desejarmos transferi-la para uma conta salário, basta nos dirigirmos ao banco e informar nossa intenção de realizar essa transferência.

Conclusão

Esperamos que agora você tenha compreendido o que é uma conta salário. É importante lembrar que qualquer depósito ou transação não relacionada ao salário pode ser realizado, porém o banco poderá cobrar comissões por essas operações. 

Mas, via regra geral, é um tipo de conta bancária com ótimo custo-benefício, sendo a melhor opção atualmente para os trabalhadores brasileiros que recebem salário em bancos tradicionais.