Tradicionalmente pago no final de ano, quando as contas pesam mais no orçamento dos brasileiros e o consumo aumenta devido às festividades como Natal e Réveillon, é importante saber como usar o décimo terceiro salário de maneira inteligente, concorda?

Por mais que o 13° salário no Brasil ainda seja visto pelos trabalhadores como uma “renda extra”, saiba que esse valor pode ser utilizado em suas finanças de forma muito mais produtiva.

Por isso, preparamos um guia completo com dicas para aproveitar ao máximo o décimo terceiro salário, fazendo a diferença em sua vida financeira e proporcionando mais benefícios em longo prazo. Vamos conferir?!

10 dicas de como usar o décimo terceiro salário

O décimo terceiro salário é uma remuneração adicional que os trabalhadores com carteira assinada recebem anualmente, proporcional ao salário recebido nos 12 meses anteriores. 

Esse valor pode ser uma boa oportunidade para melhorar a saúde financeira, mas é importante planejar como usá-lo de forma inteligente.

Então, continue conosco e veja as recomendações de especialistas financeiros para um bom uso do seu 13° salário este ano!

1: Faça um levantamento financeiro

Oficialmente, o pagamento da primeira parcela do 13° salário 2023 está previsto para até o dia 30 de novembro, enquanto que a segunda parcela é paga até 20 de dezembro.

Assim, antes mesmo de receber o décimo terceiro e começar a gastá-lo, recomenda-se fazer um planejamento financeiro.

Liste suas necessidades e prioridades, e decida como esse valor extra no orçamento será usado, sempre visando primeiramente às despesas de final e início de ano e as dívidas acumuladas.

2: Priorize o pagamento de dívidas

Se você está com dívidas ou até mesmo com o nome sujo (negativado), uma boa maneira de como usar o décimo terceiro salário é para colocar as finanças em dia.

Assim, considere usar parte do 13° salário de 2023 para quitar ou reduzir esses débitos, pois ajudará a economizar dinheiro com juros no longo prazo.

A dica é pagar sempre primeiro as dívidas com juros mais altos, como o cartão de crédito e o limite do cheque especial.

Posteriormente, dê prioridade para o pagamento de dívidas com juros menores, como o financiamento imobiliário, podendo antecipar uma parcela extra, por exemplo.

3: Pague gastos anuais

O décimo terceiro salário também pode ser usado para pagar gastos anuais, como IPVA, IPTU, seguros, matrículas e material escolar. 

Esse tipo de despesa, normalmente, costuma pesar no orçamento da maioria das famílias brasileiras e em 90% dos casos não temos o hábito de nos planejar financeiramente para isso.

Então, vale a pena destinar uma parte do décimo para realizar esses pagamentos, inclusive podendo ganhar desconto na antecipação à vista.

4: Crie ou reforce sua reserva de emergência

Outra maneira inteligente de usar o décimo terceiro salário é para garantir a sua reserva financeira para momentos de aperto ou gastos inesperados.

Nesse sentido, caso não tenha dívidas, a dica é usar o décimo para montar ou reforçar sua reserva financeira, sendo o ideal é guardar pelo menos seis meses de despesas.

Você pode guardar o valor integral ou parcial do décimo salário em uma conta poupança ou até mesmo aplicar em um investimento de baixo risco, como um CDB ou Tesouro Selic, por exemplo.

5: Invista em educação

Mais uma maneira de como usar o décimo terceiro salário é reservando parte desse dinheiro para investir em sua educação.

Pode ser a matrícula em um curso, a compra de livros relacionados à sua área ou a participação em eventos de networking. Com certeza investir em conhecimento é sempre válido.

6: Planeje suas férias

Usar o décimo em benefício próprio também é uma estratégia inteligente, afinal, a nossa saúde mental afeta diretamente o gerenciamento de nossas finanças.

Por isso, caso não tenha dívidas, você pode reservar uma parte do seu 13° salário para planejar uma viagem de férias, nem que seja de apenas um final de semana.

Isso evita comprometer sua renda mensal em um único mês e permite que você desfrute das férias sem preocupações financeiras.

7: Invista em saúde

Considere destinar uma parte do seu décimo terceiro salário de 2023 para cuidados com a sua saúde ou de seus familiares.

Você pode guardar 30% do seu décimo, por exemplo, para gastos com exames médicos, planos de saúde ou até mesmo a adesão a atividades físicas.

Assim, evita incluir mais despesas extras no orçamento do ano e também garante uma maior estabilidade financeira em gastos imprevistos com saúde.

8: Faça melhorias em casa

Se você tem algum sonho ou objetivo de consumo ou está procrastinando em uma obra em casa devido ao orçamento apertado, o décimo terceiro salário pode ser uma boa oportunidade para a realização. 

Por isso, pode ser interessante também usar o décimo para fazer uma reforma em casa ou comprar um eletrodoméstico novo na promoção de Black Friday.

No entanto, a dica é usar apenas uma parte do seu 13° salário para esse tipo de despesa, destinando a outra parte para outros fins.

9: Avalie oportunidades de investimento

Investir o décimo terceiro salário é uma das maneiras mais inteligentes de fazer seu dinheiro trabalhar por você.

Assim, se você já tem uma reserva financeira e não tem dívidas, pode considerar investir o seu décimo terceiro salário em uma aplicação de baixo risco e boa rentabilidade. 

Com investimentos você faz o seu dinheiro render ao longo dos meses e consequentemente é uma maneira mais fácil de alcançar seus objetivos no futuro.

No entanto, é importante escolher um investimento adequado para o seu perfil de investidor e objetivos, ou seja, se você não tem experiência, não aplique tudo na renda variável, por exemplo, pois os riscos são mais elevados.

10: Considere doações e presentes

Principalmente durante o Natal é comum que queiramos dar presentes as pessoas que amamos e isso impacta diretamente o nosso orçamento.

Por isso, outra maneira de como usar o décimo terceiro salário é para as compras de Natal, seja com presentes ou para a própria ceia.

Então, se possível, reserve uma parte do seu décimo para doações ou presentes de final de ano, pois compartilhar com quem precisa pode trazer satisfação pessoal e criar um impacto positivo na comunidade.

Em resumo: Saber como usar o décimo terceiro salário de forma sábia é essencial para a sua vida pessoal e financeira. Portanto, avalie suas prioridades, estabeleça metas claras e tome decisões financeiras que estejam alinhadas com seus objetivos de curto e longo prazo!