Se você tem mais de 60 anos, então está na hora de começar a desfrutar de uma vida financeira cheia de vantagens e descontos em diversas áreas e é por isso que preparamos este guia com alguns benefícios na terceira idade que você precisa conhecer.

Milhões de brasileiros da terceira idade não sabem, mas tem direito a meia-entrada em ingressos de cinema e teatro, 50% de desconto em passagens ao viajar, isenção ou desconto no Imposto de Renda e até um salário mínimo pago pelo INSS.

Gostou? Então, continue conosco, pois neste guia do site Mutonz vamos elencar algumas vantagens financeiras da terceira idade!

Benefícios financeiros na terceira idade

Chegar à terceira idade é um privilégio e, ao contrário do que muitos pensam, é aí que a vida financeira começa a ficar interessante.

Esse é o momento de parar de trabalhar (para a maioria dos idosos, mesmo que alguns continuem na ativa) e aproveitar mais os prazeres e a tranquilidade característicos dessa fase. 

Aqui no Brasil essa é uma realidade cada vez mais presente em nossa população, pois segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os brasileiros na terceira idade aqui no país já somam 10% da população total. 

E, conforme a previsão dos especialistas espera-se que essa porcentagem aumente cada vez mais nas próximas décadas. 

Mas, além de serem abençoados a ter uma vida mais longa, quais são os outros benefícios que os idosos têm? Como melhorar a vida financeira e assim desfrutar dessa linda fase da vida com mais conforto? 

Bom, primeiramente a dica é investir no futuro, como, por exemplo, fazer uma previdência privada, pois está cada vez mais difícil manter o custo de vida após a aposentadoria.

Mas, caso você não tenha feito isso, saiba que há uma infinidade de descontos e privilégios para quem tem mais de 60 anos. 

Estamos falando de viajar gratuitamente, pagar menos impostos, prioridade em acionar a justiça, desconto em ingressos e muito mais.

Por isso, se você chegou até essa fase, é hora de aproveitá-la com tudo o que tem direito, concorda? E nada melhor do que desfrutar de tudo isso com benefícios financeiros, ou seja, viver mais essa nova fase da vida gastando menos! 

Então, confira a seguir 8 benefícios na terceira idade que separamos para você. Aproveite! 

Assistência social para uma vida financeira mais tranquila

Por inúmeras razões, ao longo da vida, milhares de brasileiros não conseguem contribuir mensalmente com o INSS (principalmente os que trabalham por conta própria, como autônomos). 

Assim, muitas incertezas surgem na terceira idade e uma delas e a que mais preocupa é não ter o direito a aposentadoria (especialmente agora após as novas regras da previdência social).

Entretanto, um dos benefícios da terceira idade é a assistência social por parte do governo. Esse benefício é conhecido como BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Por lei, o idoso não pode ficar desamparado financeiramente, sendo de direito a assistência equivalente a um salário mínimo, que deve ser pago todo o mês, mesmo que nunca tenha contribuído com a previdência.

Isso garante uma maior qualidade de vida aos idosos brasileiros, mas muita atenção ás regras. Só tem direito aqueles maiores de 65 anos, que não recebam outro tipo de benefício da previdência e que a renda de sua família seja inferior a 25% do salário por pessoa.

Assim, para dar entrada no pedido, basta ir até uma das agências da Previdência Social espalhadas pelo país e solicitar seu benefício.

Desconto em atividades de lazer e espetáculos

Outra forma de aproveitar mais a melhor idade sem comprometer as finanças pessoais é desfrutando do seu direito a meia-entrada. 

Conforme regulamenta o Estatuto do Idoso, todos os brasileiros com idade superior a 60 anos têm o direito a pagar apenas 50% do valor em ingressos em atividades esportivas, artísticas e culturais.

Assim, é possível ir ao cinema, partidas de futebol, shows, espetáculos artísticos, peças de teatro e muito mais, apenas usando seu desconto de meia-entrada.

Para ter seu direito assegurado só é preciso apresentar um documento de identificação com foto na hora que for comprar seu ingresso. 

Contudo, fique sabendo que o desconto de 50% não é uma regra. Há estados e cidades que variam essa porcentagem. Fique de olho!

Benefícios em programas de habitação

Outra dica de como lidar com o dinheiro na terceira idade é aproveitando dos benefícios em programas habitacionais. 

Muito além de ter prioridade em filas em bancos e caixas, os idosos possuem cotas exclusivas em programas de moradia.

Aqui no Brasil, em média, 3% das unidades habitacionais são destinadas a quem tem mais de 60 anos e é aposentado ou pensionista. 

Dessa forma, o subsídio do governo permite a compra da casa própria através de um financiamento compatível com os rendimentos do idoso.

Para se informar melhor sobre isso e ter acesso ao seu direito, é necessário procurar o órgão responsável pela habitação social em sua cidade.

Transporte gratuito ou com desconto

Para economizar ainda mais em suas finanças pessoais, saiba que é possível utilizar o transporte público totalmente de graça.

Mas, não pense que estamos falando apenas dos ônibus que circulam dentro da cidade, pois os idosos também tem esse direito em linhas interestaduais, seja por ônibus, barco ou trem.

Basicamente, a lei do Estatuto do Idoso garante dois assentos por viagem nesses tipos de transporte de forma totalmente gratuita, para os idosos acima de 60 anos e que recebam até dois salários mínimos.

No caso das duas vagas já estiverem ocupadas por outros idosos, a empresa deve oferecer a você um desconto de, ao menos, 50% no valor total da passagem.

Para desfrutar desse benefício, no caso do transporte municipal é preciso fazer a carteirinha na empresa da sua cidade.

Já para as viagens entre municípios é necessário estar com documento de identificação e comprovante de renda (carnê de contribuição do INSS, extrato de pagamento, carteira de trabalho com anotações atualizadas, entre outros). 

Além disso, você deve agendar a passagem com, pelo menos, cinco dias de antecedência.

Viagens mais baratas

Se conseguir o transporte de graça já era bom, agora imagine obter ótimos descontos em hotéis… 

Através do Programa Viaja Mais Melhor Idade lançado em 2007, os idosos podem ganhar até 50% de desconto em agências de turismo e rede hoteleira.

Mas, para desfrutar desse benefício e economizar em suas finanças pessoais, é preciso que a viajem seja realizada na baixa temporada.

Reajuste em planos de saúde

Outra dica para ter uma vida financeira estável na terceira idade é fazendo valer seu direito ao reajuste mínimo em seu plano de saúde. 

Por lei, as operadoras desse tipo de serviço não podem aumentar o valor pago na mensalidade do plano médico.

Os reajustes só são permitidos no caso do aumento anual estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Possibilidade de ficar isento do pagamento do IPTU

Alguns municípios brasileiros isentam os idosos do pagamento desse imposto, sendo um alívio financeiro para muitas pessoas. 

Mas, como não são todas as cidades que fazem isso, entre em contato com a sua prefeitura para se informar mais sobre o assunto.

Isenção no Imposto de Renda

Outro benefício que ajuda a melhorar a vida financeira na terceira idade é com relação à isenção parcial ou total no IR. Para não restarem dúvidas, confira a seguir quais os critérios para cada caso:

Isenção parcial no IR

Tem direito a isenção parcial os brasileiros com idade superior a 65 anos que recebem ou aposentadoria ou pensão. 

Assim, segundo a tabela progressiva, esses cidadãos não precisam pagar nenhum tributo sobre os R$1.499,15 garantidos por lei e nem sobre os outros R$1.499,15 por terem mais de 65 anos.

Isenção total no IR

Tem direito a isenção total os brasileiros aposentados com algum quadro de doença grave, tais como câncer, mal de Parkinson e paralisia irreversível.

Para isso, é necessário o contribuinte apresentar um laudo pericial emitido por um serviço médico reconhecido pelo Governo ao INSS.

Em resumo: Viu só como o que não faltam são benefícios na terceira idade para se ter uma vida financeira mais tranquila após os 60 anos? Pois, agora que você já conheceu seus principais direitos com relação a descontos e isenções, aproveite para curtir mais e gastar menos!