Foi se o tempo em que as empresas pagavam apenas vale-alimentação ou vale-refeição para seus funcionários… Hoje em dia, existe cada vez mais flexibilidade no uso dos benefícios concedidos e é justamente por isso que você precisa conhecer todos os tipos de cartões de benefícios.

Por exemplo, caso a sua empresa ofereça um cartão com benefício para cinema ou premiação de natal, você saberá exatamente como usá-lo.

Então, sem mais delongas, continue conosco que vamos te explicar mais sobre os principais tipos de cartões de benefícios ofertados no Brasil. Aproveite!

O que é e como funciona um cartão benefício?

Um cartão benefício é um tipo de cartão pré-pago emitido por empresas, no qual é destinado exclusivamente a fornecer benefícios e auxílios aos funcionários. 

Ele é uma alternativa ao pagamento tradicional em dinheiro ou cheques e visa facilitar a distribuição e controle de benefícios, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura, vale-transporte e outros.

Na prática, a empresa tem autonomia para escolher com qual cartão deseja trabalhar, o valor da recarga (benefício) deseja oferecer ao funcionário e onde poderá ser utilizado.

O objetivo principal de um cartão benefício é proporcionar mais praticidade e segurança aos funcionários ao utilizar dos benefícios ofertados pela empresa, além de dar um controle mais eficiente por parte da empresa sobre os gastos com esses benefícios.

Principais tipos de cartão de benefícios

Hoje em dia existe uma grande variedade de tipos de cartões de benefícios, cada um para um tipo de gasto e sendo aceito em um local específico. 

Inclusive, está aumentando a oferta de cartões multibenefícios, isto é, um cartão de empresa que oferece vários benefícios em um só lugar.

Assim, em um só cartão, o funcionário tem saldo para seu vale-alimentação, para gastos com home office, para despesas com cultura e muito mais.

Além disso, vale destacar que praticidade é a palavra-chave e por isso, muitos desses tipos de cartões de benefícios já possuem bandeiras, como a Visa e Mastercard, aumentando a sua aceitação em diversas maquininhas, estabelecimentos e caixas Banco24Horas.

Por isso, confira a seguir quais são os mais comuns ofertados pelas empresas aqui no Brasil!

Cartão multibenefício

Conforme explicamos acima, um cartão multibenefícios é um tipo de cartão que oferece diversos benefícios e vantagens em um único dispositivo. 

É uma solução que reúne diferentes tipos de benefícios em um único cartão, proporcionando mais comodidade e praticidade para os usuários.

Os cartões multibenefícios podem incluir uma combinação de benefícios como vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura, vale-transporte, cartão de combustível, entre outros. 

Dessa forma, os funcionários podem utilizar o mesmo cartão para acessar e utilizar diferentes tipos de benefícios oferecidos pela empresa.

Esses cartões geralmente são pré-pagos, ou seja, a empresa carrega o valor correspondente aos benefícios no cartão, que pode ser utilizado pelos funcionários para realizar compras específicas de acordo com cada benefício. 

O saldo disponível no cartão é deduzido automaticamente a cada transação, proporcionando uma forma conveniente de pagamento.

Além disso, é comum que esses cartões também ofereçam recursos adicionais pelo aplicativo, como consulta de saldo, extratos de transações e ferramentas de gestão financeira.

Onde os cartões multibenefícios são aceitos?

Os cartões multibenefícios podem ser aceitos em estabelecimentos credenciados, como supermercados, restaurantes, lojas de cultura, postos de combustível, entre outros, dependendo dos benefícios incluídos no cartão.

Cartão alimentação

Como o próprio nome sugere, um cartão alimentação é um meio de pagamento eletrônico destinado exclusivamente à compra de alimentos. 

Ele é utilizado como uma alternativa aos vales-alimentação em papel, oferecendo mais conveniência e praticidade tanto para os funcionários quanto para as empresas.

O cartão alimentação é emitido por empresas especializadas ou instituições financeiras e é carregado mensalmente com um valor determinado pela empresa empregadora. 

Esse valor é destinado especificamente para a compra de alimentos, seja em supermercados, mercearias, padarias ou estabelecimentos similares.

Uma vantagem importante do cartão alimentação é que ele oferece mais flexibilidade para o funcionário escolher os alimentos que deseja adquirir, de acordo com suas necessidades e preferências pessoais. 

Além disso, ele elimina a necessidade de manusear dinheiro ou vouchers em papel, tornando as transações mais seguras e práticas.

Onde os cartões de alimentação são aceitos?

Os cartões de alimentação são geralmente aceitos em uma ampla rede de estabelecimentos credenciados, proporcionando aos beneficiários uma variedade de opções para adquirir os produtos alimentícios de sua preferência. 

Assim, ao realizar uma compra, o valor é descontado automaticamente do saldo disponível no cartão.

Cartão refeição

Um cartão refeição é um meio de pagamento eletrônico destinado exclusivamente para despesas com refeições prontas em restaurantes, lanchonetes, e estabelecimentos similares. 

Assim como o cartão alimentação, o cartão refeição é emitido por empresas especializadas ou instituições financeiras e é carregado mensalmente com um valor determinado pela empresa empregadora. 

A grande vantagem desse tipo cartão benefício é que ele oferece mais flexibilidade e liberdade de escolha, permitindo aos funcionários que possam almoçar ou jantar em uma variedade de restaurantes, adaptando-se às suas preferências e necessidades pessoais.

Além disso, o cartão refeição elimina a necessidade de lidar com dinheiro ou vouchers em papel, tornando as transações mais seguras, rápidas e práticas.

Onde os cartões de refeição são aceitos?

O valor do cartão ou vale-alimentação é destinado especificamente para o pagamento de refeições em estabelecimentos credenciados.

Assim, os cartões refeição são amplamente aceitos em uma rede de estabelecimentos credenciados, permitindo que os beneficiários utilizem o cartão para realizar o pagamento das refeições. 

Como os demais citados, ao fazer uma compra, o valor é automaticamente debitado do saldo disponível no cartão.

Cartão de mobilidade

Um cartão benefício de mobilidade é um tipo de cartão pré-pago destinado a cobrir despesas relacionadas à mobilidade urbana dos funcionários. 

Ele oferece uma forma conveniente de pagamento para serviços de transporte, como transporte público, táxis, carros compartilhados, aplicativos de transporte e outras soluções de mobilidade.

Esse tipo de cartão é fornecido por empresas especializadas em benefícios de mobilidade e pode ser oferecido como um benefício adicional aos funcionários, permitindo que eles tenham acesso facilitado a diferentes serviços de transporte.

Geralmente, é a própria empresa que já recarrega o saldo mensal do cartão benefício de mobilidade, para que os funcionários utilizem em estabelecimentos parceiros.

Ao utilizar o cartão benefício de mobilidade, o valor da transação é deduzido automaticamente do saldo disponível no cartão. 

Isso elimina a necessidade de lidar com dinheiro em espécie ou ter que reembolsar os funcionários posteriormente por suas despesas de transporte.

Onde os cartões de mobilidade são aceitos?

O saldo disponível nesse tipo de cartão de benefício pode ser utilizado para pagar por passagens de ônibus, metrô, trem, táxis, corridas de aplicativos de transporte ou outras soluções de mobilidade disponíveis na região.

Cartão de saúde

Nem todas as empresas oferecem plano de saúde para seus funcionários e uma boa alternativa para compensar isso pode ser o cartão benefício de saúde.

Um cartão benefício de saúde é um tipo de cartão pré-pago ou de crédito que é utilizado para cobrir despesas relacionadas à saúde e cuidados médicos. 

Ele é fornecido por empresas ou instituições financeiras como um benefício adicional aos funcionários, permitindo que eles tenham acesso a serviços e produtos de saúde de forma mais conveniente e controlada.

O valor disponível no cartão é definido pela empresa empregadora e os funcionários podem utilizar esse valor para pagar diretamente pelos serviços e produtos de saúde nos estabelecimentos credenciados.

Assim, o cartão benefício de saúde pode oferecer uma série de vantagens, como maior flexibilidade na escolha dos serviços e produtos de saúde e facilidade no controle e a organização das despesas médicas. 

Além disso, o cartão benefício de saúde pode oferecer recursos adicionais, como descontos em serviços médicos, acesso a uma rede de estabelecimentos e profissionais de saúde credenciados, reembolso de despesas médicas, entre outros.

Onde os cartões de saúde são aceitos?

Esse tipo de cartão pode ser utilizado para pagar por uma variedade de despesas relacionadas à saúde, tais como consultas médicas, exames laboratoriais, medicamentos, tratamentos odontológicos, terapias e outros serviços de saúde.

A sua aceitação é ampla, basta que o local tenha uma maquininha que aceite a bandeira ou tenha convênio com a empresa emissora do cartão.

Cartão de cultura

Um cartão benefício de cultura é um meio de pagamento eletrônico destinado a incentivar e facilitar o acesso a atividades culturais e de entretenimento. 

Ele é fornecido como um benefício adicional aos funcionários, permitindo que eles tenham acesso a uma ampla gama de opções culturais, como cinema, teatro, música, livros, exposições, entre outros.

O cartão benefício de cultura oferece aos funcionários a liberdade de escolher as atividades e os produtos culturais que mais lhes interessam, de acordo com suas preferências pessoais. 

Dessa forma, eles podem explorar e desfrutar de diferentes manifestações culturais, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e bem-estar.

Além disso, o cartão benefício de cultura pode oferecer benefícios adicionais, como descontos em ingressos, acesso a uma rede de parceiros e estabelecimentos culturais credenciados, e até mesmo recursos online para consulta de eventos e programações culturais.

Onde os cartões benefício de cultura são aceitos?

Esse tipo de cartão geralmente possui um valor pré-carregado pela empresa empregadora, que pode ser utilizado para adquirir ingressos para eventos culturais, comprar livros, CDs, DVDs, participar de cursos ou workshops artísticos, entre outras atividades relacionadas à cultura e lazer.

Cartão Home Office

Um cartão benefício de Home Office é uma forma de auxílio ou benefício fornecido aos funcionários que trabalham remotamente ou em regime de home office.

O cartão benefício de Home Office funciona de maneira semelhante a outros cartões de benefícios, ou seja, a empresa carrega um valor pré-determinado, que pode ser utilizado pelos funcionários para efetuar pagamentos específicos relacionados ao home office.

Com esse cartão, os funcionários têm a facilidade de utilizar os recursos financeiros para adquirir os itens necessários para o seu ambiente de trabalho remoto.

Isso inclui a compra de um computador, uma cadeira ergonômica, materiais de escritório e até mesmo para custear despesas recorrentes, como a mensalidade de internet.

Onde os cartões Home Office são aceitos?

Esse tipo de cartão é destinado a ajudar os funcionários a custear despesas relacionadas ao trabalho em casa, como aquisição de equipamentos, mobiliário, internet, energia elétrica e outros gastos necessários para a realização das atividades profissionais em ambiente doméstico.

Normalmente, eles possuem bandeiras aceitas amplamente no mundo todo, sendo aceitos em praticamente qualquer compra em loja física ou virtual.

Cartão de premiação

Um cartão benefício de premiação é um meio de recompensa ou incentivo oferecido pelas empresas aos seus colaboradores.

Trata-se de uma bonificação, ou seja, uma forma de reconhecimento por um desempenho excepcional, metas alcançadas, resultados positivos ou por outros critérios estabelecidos pela empresa. 

Esse tipo de cartão é uma alternativa às tradicionais premiações em dinheiro ou outros tipos de recompensas.

Assim, o cartão benefício de premiação funciona como um cartão pré-pago, que é carregado com um valor determinado pela empresa. 

O beneficiário do cartão pode utilizar o valor disponível para realizar compras e saques, conforme a necessidade e preferência do trabalhador.

A vantagem desse cartão benefício é que ele proporciona aos funcionários a liberdade de escolher o que desejam adquirir com a premiação, dentro dos limites e restrições estabelecidos pela empresa. 

Dessa forma, os colaboradores podem selecionar produtos ou serviços que mais lhes interessam, seja algo relacionado a hobbies, viagens, eletrônicos, vestuário, entre outros.

Além disso, o cartão de premiação pode oferecer benefícios adicionais, como descontos em parceiros, acesso a uma rede de estabelecimentos credenciados ou a programas de fidelidade, permitindo aos beneficiários aproveitar ainda mais o valor da premiação recebida.

Onde os cartões de premiação são aceitos?

Por funcionarem como um cartão pré-pago, o pagamento deve ser feito no crédito à vista, onde o saldo disponível é utilizado de forma livre.

Na maioria dos casos, é possível realizar compras em estabelecimentos comerciais, seja físicos ou online, e fazer saques em caixas bancários 24 horas.

Conclusão

Portanto, esperamos ter ajudado você a conhecer e entender mais sobre cada um dos tipos de cartões de benefícios. 

São muitas as opções e o que não falta hoje em dia são empresas adeptas desses benefícios, que oferecem mais praticidade e liberdade aos seus funcionários!