Quando o assunto é grana, todo mundo fica de olho, né? E quando se trata de benefícios no trabalho, os famosos vales alimentação e refeição entram em cena. Mas, pera aí, você sabe qual é a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação?

Se essa é uma das perguntas que pairam na sua cabeça, chegou a hora de tirar essa dúvida de uma vez por todas! Vem com a gente nessa jornada financeira e nunca mais tenha receio de seu cartão refeição ou alimentação ser recusado!

O que é vale-refeição?

O Vale-Refeição, também conhecido como VR, é um benefício concedido por empresas aos seus funcionários para custear a alimentação durante o horário de trabalho.

Ele funciona como um cartão de débito, mas com saldo específico para essa finalidade, podendo ser utilizado em restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias e até mesmo em delivery de comida.

Como funciona o vale-refeição?

O funcionamento é simples: a empresa deposita um valor pré-determinado no seu cartão de vale-refeição todo mês, e esse saldo só pode ser usado para pagar refeições, ou seja, alimentos já prontos para o consumo.

O que é vale-alimentação?

O Vale-Alimentação, popularmente conhecido como VA, é um benefício concedido por empresas aos seus funcionários para custear a alimentação, incluindo produtos como frutas, verduras, legumes e carnes.

Enquanto o vale-refeição é focado nas refeições durante o trabalho, o vale-alimentação é mais abrangente. Ele serve para comprar alimentos em supermercados, mercearias, açougues, e até mesmo em alguns estabelecimentos que vendem produtos de higiene pessoal.

Como funciona o vale-alimentação?

Assim como o vale-refeição, o vale-alimentação também é recarregado pela empresa mensalmente. Mas a grande vantagem é que você tem mais liberdade para escolher o que comprar, já que ele não está vinculado apenas a refeições.

Isso é ótimo para quem precisa abastecer a despensa de casa ou comprar itens de primeira necessidade, só não é permitido o saque do valor depositado.

Qual a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação?

A principal diferença entre vale-refeição e vale-alimentação é o tipo de estabelecimento comercial em que eles podem ser utilizados.

O vale-refeição pode ser utilizado em qualquer estabelecimento comercial que vende alimentos, enquanto o vale-alimentação pode ser utilizado apenas em supermercados, padarias, açougues e outros estabelecimentos comerciais que vendem alimentos.

Outra diferença importante entre vale-refeição e vale-alimentação é o valor do benefício. O valor do vale-refeição geralmente é menor do que o valor do vale-alimentação, pois os produtos vendidos em restaurantes e lanchonetes são, em geral, mais caros do que os produtos vendidos em supermercados.

A seguir, vamos comparar vale-refeição e vale-alimentação em relação a outros aspectos:

Conclusão

Agora que você conhece a diferença entre vale-refeição e vale-alimentação, fica mais fácil entender como esses benefícios podem fazer diferença no seu dia a dia.

Ambos são ótimos para garantir que você tenha o que precisa para se alimentar bem, seja no trabalho ou em casa.
A decisão de oferecer um ou ambos os benefícios fica a cargo da empresa, mas é importante que você saiba aproveitá-los da melhor forma possível!