Infelizmente a maioria dos brasileiros não construiu ou não teve a matéria de educação financeira na escola, muitas vezes não tendo conhecimento básico sobre como ter controle financeiro de seu dinheiro.

Mas, não pense que isso é algo extremamente complicado e que você vai precisar fazer várias planilhas e entender sobre finanças da noite para o dia, pois é mais simples do que imagina.

Por isso, neste guia completo vamos te mostrar o que todos nós podemos e devemos fazer mensalmente com o dinheiro que recebemos, sem necessariamente ter formação em contabilidade e nem fazer cursos técnicos para aprender a administrar o próprio dinheiro. Vamos conferir?!

O que é controle financeiro?

O controle financeiro como o próprio nome já diz é a gente controlar nosso dinheiro. Porém, é diferente daquela pessoa que está acostumada a ser controlada pelo dinheiro, que não sabe nem o quanto ganha nem quanto gasta.

Sabe quem tem dívidas parceladas em diversas vezes e é totalmente dominado pelo dinheiro, vivendo a vida para simplesmente trabalhar e pagar contas? O controle financeiro é justamente o contrário disso.

Como ter controle financeiro?

Não existe uma fórmula mágica para saber como ter controle financeiro, pois este é um processo que deve ser construído conforme o que funciona para você.

No entanto, o caminho rumo a tranquilidade financeira sempre envolve três pilares, que são:

  1. Conhecimento das finanças
  2. Poupar e investir dinheiro
  3. Estabelecer metas financeiras

Dentro disso, existem diversas estratégias que você pode adotar em seu dia a dia para fazer funcionar, voltando a ter controle das suas finanças, como veremos abaixo!

1. Defina seus objetivos financeiros

O que você quer alcançar com seu dinheiro? Você quer pagar suas dívidas, comprar uma casa, se aposentar cedo? Ter objetivos claros o ajudará a manter o foco e a tomar decisões que o levarão na direção certa.

2. Acompanhe suas receitas e despesas

A primeira etapa para controlar seu dinheiro é saber para onde ele está indo. Você pode fazer isso anotando todas as suas receitas e despesas em um caderno, planilha ou aplicativo.

3. Crie um orçamento

Um orçamento é um plano para como você vai gastar seu dinheiro. Ele deve incluir todas as suas receitas e despesas, e deve ajudá-lo a viver dentro de suas possibilidades.

Será por meio dele que você identificará com mais facilidade quais gastos cortar, onde dá para economizar mais dinheiro e até como lidar melhor com seu dinheiro na hora de investir.

4. Corte despesas desnecessárias

Depois de saber para onde seu dinheiro está indo, você pode começar a identificar áreas em que pode cortar despesas. Você pode fazer isso revisando seus extratos bancários, procurando por assinaturas que você não usa mais e cancelando-as.

5. Aumente sua renda

Se você está lutando para viver dentro de suas possibilidades, você pode considerar aumentar sua renda. É possível fazer isso procurando um emprego de meio período, começando um negócio paralelo ou pedindo um aumento no seu trabalho atual.

6. Pague suas dívidas

As dívidas podem ser um grande obstáculo para alcançar seus objetivos financeiros. Por isso, se você tem dívidas, concentre-se em pagá-las o mais rápido possível, tanto para evitar o acúmulo de juros sob juros, quanto para limpar seu nome e voltar a ter crédito acessível e barato no mercado.

7. Economize para o futuro

É importante economizar para o futuro, mesmo que você só possa economizar uma pequena quantia a cada mês. Isso o ajudará a se preparar para aposentadoria, emergências e outros eventos inesperados. 

O ideal é que você crie uma reserva de emergência que cubra, no mínimo, seis meses de seus gastos mensais, para ter certeza que estará financeiramente amparado caso algo aconteça em seu orçamento, seja uma reforma inesperada e urgente ou a perda do emprego, por exemplo.

8. Invista seu dinheiro

Depois de ter uma reserva de emergência, você pode começar a investir seu dinheiro. Isso pode ajudá-lo a fazer seu dinheiro crescer ao longo do tempo.

Boas opções para investidores iniciantes e que não desejam correr riscos, é fazer investimentos na renda fixa, que é mais segura e tem bons rendimentos.

Gostou de saber como ter controle financeiro?

Não existe dinheiro fácil e embora atualmente se tenha diversas propagandas na internet com promessas milagrosas de ganhar dinheiro rápido e sem esforço, na prática não é bem assim.

Por isso, se você deseja saber como ter controle financeiro, aplique as dicas mencionadas acima, pois com certeza irão lhe ajudar a administrar melhor seu dinheiro!