A Semana do Consumidor 2024 já está com tudo aqui no Brasil, considerando que o Dia do Consumidor é no próximo dia 15 de março. Essa é a época perfeita para realizar compras com ótimos descontos e aproveitar as promoções oferecidas pelas lojas.

Mas, para aproveitar ao máximo esse período, é importante ter em mente algumas dicas financeiras para garantir o melhor custo-benefício e evitar gastos excessivos. Então, continue conosco que fizemos um check list das dicas que não podem faltar para essa data. Confira!

1. Planeje suas compras:

Antes de começar a comprar enlouquecidamente na Semana do Consumidor e até mesmo no Mês de ofertas do consumidor, faça uma lista dos produtos que você realmente precisa ou deseja, pois isso vai te ajudar a evitar compras impulsivas e desnecessárias.

2. Pesquise preços:

Compare os preços dos produtos em diferentes lojas, tanto físicas quanto online. Utilize sites comparadores de preços, como o Buscapé e Zoom, bem como buscadores, como Google Shopping, para encontrar as melhores ofertas e não cair nas falsas promoções, como acontece muito com a “Black Fraude”.

3. Utilize cashback:

Aproveite as promoções de cashback oferecidas por diversas lojas e bancos durante a Semana do Consumidor, pois dessa forma poderá receber parte do valor da compra de volta, seja em dinheiro ou em créditos para futuras compras. Inclusive, algumas lojas estão com até 30% de cashback nos mais variados produtos.

4. Escolha o cartão de crédito certo:

O cartão de crédito é uma excelente forma de pagamento, pois muitas lojas oferecem parcelamento estendido sem juros. Além disso, procure utilizar um cartão que ofereça benefícios como cashback, pontos ou milhas aéreas

5. Aproveite as promoções online:

Muitas lojas oferecem descontos exclusivos para compras online no site e app durante a Semana do Consumidor, ou seja, é mais uma forma de você economizar, pois em muitos casos, mesmo tendo o valor do frete, ainda sai mais barato que comprar na loja física.

6. Negocie preços:

Em lojas físicas, não tenha medo de negociar preços, especialmente se você estiver comprando à vista, onde você pode tentar conseguir um desconto adicional se pagar no Pix, por exemplo.

7. Cuidado com as compras parceladas:

Evite parcelar suas compras em muitas vezes, principalmente se tiver juros nas parcelas. Isso evita que você comprometa o limite do seu cartão por muito tempo e também diminui as chances de inadimplência, visto que as compras parceladas podem gerar juros altos caso as parcelas não sejam pagas em dia e comprometer seu orçamento.

8. Leia atentamente as condições de compra:

Antes de finalizar qualquer compra, leia atentamente as condições de compra, incluindo o prazo de entrega, a política de troca e devolução e as garantias oferecidas. Além disso, dê preferência para lojas com facilidade na compra, como a Amazon, que tem a Garantia de A a Z, que é uma garantia secreta para reembolsos.

9. Não se deixe levar pela empolgação:

É importante manter o controle e não se deixar levar pela empolgação das promoções tentadoras com até 70% de desconto que irão aparecer para você durante a Semana do Consumidor. Por isso, compre apenas o que você realmente precisa e evite fazer compras impulsivas, para não comprometer suas finanças.

10. Monitore seus gastos:

Após realizar suas compras, monitore seus gastos para se certificar de que você está dentro do seu orçamento. Uma boa dica é utilizar aplicativos de controle financeiro para te ajudar nessa tarefa.

Gostou das dicas para a Semana do Consumidor?

A Semana do Consumidor é uma ótima oportunidade para realizar compras com ótimos descontos e condições de pagamento diferenciadas. Seguindo as dicas acima, você poderá aproveitar ao máximo esse período e fazer compras inteligentes e vantajosas!