Ter liberdade financeira vai muito além de possuir dinheiro de sobra na sua conta bancária. Na verdade, ela diz mais a respeito sobre como acontece o gerenciamento desses valores. Por isso, é tão importante conhecer conceitos básicos.

Se você está no momento se perguntando como atingir a tão sonhada liberdade financeira, esse artigo foi feito para você! A seguir poderá conferir uma série de informações valiosas para que consiga dar os primeiros passos. Vamos conferir?!

Qual o valor para liberdade financeira?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que existe um valor específico, não há! Ele deve ser definido a partir de suas necessidades e gastos pontuais. 

Dito isso, chegamos a uma conclusão importante também. A liberdade financeira é fruto tanto do quanto você ganha, como do quanto você gasta. 

Se, por exemplo, morar em uma região com casas caras, precisará gastar muito mais e, portanto, obter mais dinheiro para alcançar essa liberdade.

No Brasil, a total liberdade pode chegar a você com R$10.000,00. Em outros casos, ela vem com uma menor quantidade. Essa diferença depende somente da região em que está vivendo, além de seus hábitos de gastos, mas esses podem ser gerenciados por você.

De toda forma, a maneira como irá gerenciar esse dinheiro é que fará a verdadeira diferença. Por isso, para estudar como ter toda a liberdade que tanto deseja é preciso conhecer os pilares da liberdade financeira. 

Quais os pilares da liberdade financeira?

São 4 os principais pilares da liberdade financeira, dessa forma você deve se organizar da seguinte maneira:

  • Mentalidade: é necessário compreender seus gastos e o motivo dos mesmos. Nunca exagerar nos valores;
  • Administração financeira: pense sempre na gestão de cada centavo que receber, assim evitará os gastos desnecessário e a necessidade de empréstimos;
  • Quitar dívidas: claro que um dos caminhos para alcançar a liberdade é quitar todas as suas dívidas. Eles podem se tornar um grande problema com o tempo;
  • Investimento: por fim, investimentos são fundamentais para seu desenvolvimento, mas não precisa fazer investir na Bolsas de Valores, pode abrir seu negócio próprio, por exemplo.

São apenas 4 pontos, mas são eles que conseguem trazer uma “luz” para seus objetivos. Alcançar a liberdade financeira é uma das sensações mais gratificantes que pode ter em toda sua vida, é um momento único. Com as dicas deixadas acima é sim possível alcançar agora assim!

O que fazer para ter independência financeira?

Muita gente confunde liberdade financeira com independência financeira. A independência é a possibilidade de parar de trabalhar agora mesmo e continuar recebendo um bom valor para se manter em uma vida tranquila e divertida.

Nesse caso, existe um valor para conquistar isso. 4 milhões são o suficiente para viver toda ou boa parte de sua vida. E estamos falando isso porque esses milhões de reais podem ser facilmente colocados em um investimento, rendendo todo dia uma quantidade de dinheiro.

Hoje é possível fazer isso sem riscos. A maioria dos bancos já apresentam contas-correntes que possuem projeções de valorização do dinheiro que está alí. São rendimentos com base no CDI na maior parte dos casos. 

Quando atingir a liberdade financeira?

Você não precisa estabelecer uma data para alcançar algo assim. Muito pelo contrário, é fundamental que se dedique ao máximo para alcançar o quanto antes. Você pode estabelecer períodos com base em sua realidade.

Naturalmente, quanto antes conseguir chegar a esse patamar de liberdade, melhor. Assim é possível enxergar o mundo de outra maneira, ter maiores possibilidades. No entanto, sempre esteja investindo seu dinheiro para continuar ganhando mais.

Então, não espere por sua aposentadoria. O ideal é que alcance toda essa facilidade o quanto antes. Poder comprar o que precisar sem sentir o peso do salário é uma sensação realmente única.

Tudo será mais emocionante com sua liberdade financeira!

Com toda certeza essa conquista é valiosa demais. Ter dinheiro suficiente para conseguir relaxar depois de um dia de trabalho sem pensar nas dívidas é algo maravilhoso. Por isso, a liberdade financeira é tão gratificante.

E a melhor notícia é que você pode alcançar isso! Qualquer pessoa pode começar agora mesmo a estudar e seguir algumas dicas. Com um pouco de paciência notará como sua vida financeira se tornará muito mais leve. Haverá muitas outras possibilidades a partir dessa grande mudança!