O adiantamento do 13º salário é uma opção oferecida por algumas empresas aos seus colaboradores, permitindo que recebam uma parte do valor antes do mês de dezembro. Essa quantia pode ser útil para diversas finalidades, como pagamento de dívidas, compras de fim de ano ou realização de sonhos. 

Tem dúvidas sobre esse assunto? Não se preocupe, neste artigo completo, você encontrará todas as informações sobre o adiantamento do décimo terceiro salário. Vamos conferir?!

O que é o adiantamento do 13º salário?

Como o próprio nome sugere, o adiantamento do 13º salário é uma antecipação de parte do valor que você teria direito a receber no final do ano. A legislação brasileira permite que as empresas ofereçam essa opção aos seus funcionários e pode ser uma excelente opção para momentos de sufoco financeiro.

Como funciona o adiantamento do 13º salário?

O adiantamento do décimo terceiro salário funciona basicamente como um empréstimo, ou seja, a empresa adianta uma quantia ao colaborador, que será descontada em parcelas do seu salário até o final do ano, acrescido de juros.

No entanto, também é previsto em lei a antecipação do décimo juntamente no momento que o trabalhador for tirar férias, tendo direito à primeira parcela do décimo.

Quem tem direito ao adiantamento do 13º salário?

Em geral, todos os colaboradores que trabalham em regime CLT têm direito ao adiantamento do 13º salário. No entanto, algumas empresas podem ter regras específicas, como:

  • Tempo mínimo de serviço na empresa
  • Ausência de pendências financeiras com a empresa
  • Limite de valor para o adiantamento

Quem não tem direito ao adiantamento do 13º salário?

  • Empregados que não completaram um ano de trabalho na empresa
  • Empregados que foram demitidos por justa causa

Quem está com nome sujo recebe o adiantamento do décimo?

A antecipação do 13° salário é um direito legal e disponível para todos os trabalhadores CLT, independentemente da situação se estão com restrições no CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Qual o valor do adiantamento do 13º salário?

O valor do adiantamento do 13º salário varia de acordo com a empresa e com o tempo de serviço do colaborador. Contudo, a legislação brasileira permite que as empresas adiantem somente até 50% do valor total do décimo do trabalhador.

Quando posso solicitar o adiantamento do 13º salário?

O período para solicitar a antecipação do 13º salário varia de acordo com a empresa. Em geral, as solicitações podem ser feitas a partir de setembro ou outubro.

Posso solicitar o adiantamento do 13º salário mais de uma vez?

Não! Por lei, a antecipação do valor do décimo só pode ser solicitada uma vez por ano.

Vale a pena antecipar o pagamento do 13º salário?

Mesmo sendo uma maneira mais fácil de conseguir dinheiro extra para o orçamento, antes do previsto, muitas pessoas se perguntam se é vantajoso fazer o adiantamento do décimo.

Para te ajudar a tomar essa decisão, separamos a seguir os principais pontos positivos e negativos dessa escolha, confira:

Vantagens:

  • Permite resolver problemas financeiros urgentes
  • Antecipa a compra de bens de consumo
  • Possibilita a realização de sonhos

Desvantagens:

  • Reduz o valor do 13º salário a ser recebido em dezembro
  • Pode comprometer o orçamento familiar se não for utilizado com responsabilidade
  • Envolve pagamento de juros, caso seja um empréstimo.

Tenho direito a receber o 13º salário proporcional se for demitido antes de dezembro?

Sim! De acordo com a lei, o colaborador tem direito ao 13º salário proporcional aos meses trabalhados no ano, mesmo que seja demitido antes de dezembro. O cálculo considera o salário bruto e o número de meses trabalhados.

Posso solicitar o adiantamento do 13º salário se sou aposentado ou pensionista do INSS?

Não! O adiantamento do décimo é um benefício exclusivo para trabalhadores regidos pela CLT. Aposentados e pensionistas do INSS recebem o 13º salário integral em duas parcelas, de acordo com o calendário da Previdência Social.

Simulação do adiantamento do 13º salário

Se você está pensando em fazer a antecipação do seu décimo, saiba que existem diversas ferramentas online que permitem simular a quantia que teria disponível, como é o caso do simulador do site iDinheiro. Clique aqui e faça sua simulação online grátis agora mesmo.

Como solicitar o adiantamento do 13º salário?

Para solicitar o adiantamento do décimo, o colaborador deve entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos (RH) da empresa. Em geral, é necessário apresentar:

  • Documento de identidade
  • Comprovante de residência
  • Holerite de pagamento

O adiantamento do 13º salário é obrigatório?

Não, a antecipação do 13º salário não é obrigatória e sendo assim, a empresa tem liberdade para decidir se irá oferecer essa opção aos seus colaboradores.

Conclusão

O adiantamento do 13º pode ser uma ferramenta útil para te ajudar a resolver questões financeiras. No entanto, é importante analisar as vantagens e desvantagens, planejar o uso do dinheiro e utilizar o crédito com responsabilidade para evitar comprometer o seu orçamento.

Para tomar a melhor decisão, avalie a sua situação financeira atual, as taxas de juros e custos envolvidos no adiantamento, e se realmente é necessário antecipar parte do valor. Lembre-se, planejar e ter disciplina financeira é fundamental para lidar com o décimo terceiro salário de forma inteligente!