Existem milhões de brasileiros financeiramente ativos, ou seja, que fazem uso de cartão de crédito, solicitam empréstimos, contratam crediário de lojas, usam o limite do cheque especial, colocam contas de despesas básicas em seu nome, enfim. Mas, você sabe como o Cadastro Positivo influencia durante a análise?
Se você ainda não entende muito bem como esse cadastro funciona em seu score de crédito e vida financeira, neste guia vamos tirar todas as dúvidas sobre, além de mostrar como melhorá-lo! Vamos conferir?!
O que é o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é um banco de dados que armazena informações sobre o histórico de pagamento de dívidas dos consumidores brasileiros.
Criado em 2011 pelo governo federal, ele tem o objetivo de promover o acesso ao crédito para os bons pagadores, ou seja, aqueles que mantêm suas contas em dia.
Atualmente, ele é administrado pelos três maiores birôs de crédito do Brasil: Boa Vista SCPC, Serasa Experian e SPC Brasil.
O Cadastro Positivo influencia no score?
Sim! Desde a última atualização do Serasa Score, o Cadastro Positivo passou a ter maior peso na pontuação de crédito dos consumidores.
Dentre os muitos critérios levados em conta para definir o seu score, o Cadastro Positivo equivale a 55% da nota final.
Por exemplo, se seu score de crédito é de 800 pontos, quer dizer que 440 pontos são oriundos dos seus bons hábitos registrados no cadastro.
Então, tenha em mente que o cadastro pode afetar o seu score de crédito. Os consumidores com um histórico de pagamentos em dia tendem a ter um score mais alto, o que facilita a obtenção de crédito em melhores condições.
Como funciona o Cadastro Positivo?
As empresas que participam do Cadastro Positivo enviam sobre os pagamentos realizados por seus clientes. Esse histórico fica disponível na plataforma para ser acessado a qualquer momento por outras instituições, assim como acontece com o score de crédito.
Ou seja, o Cadastro Positivo pode ser um aliado na hora do banco ou financeira decidir se irá liberar crédito para você. Via regra Geral, ele reúne as seguintes informações:
- Dados cadastrais do consumidor, como nome, CPF, endereço e telefone
- Valor total da dívida
- Valor total das parcelas
- Data de vencimento
- Data de pagamento
- Valor dos pagamentos
O que entra no Cadastro Positivo?
O cadastro inclui informações sobre dívidas de todos os tipos, incluindo:
- Financiamentos e empréstimos
- Compras a prazo
- Contas de consumo, como água, luz e telefone
- Serviços de assinatura, como TV a cabo e internet
- Mensalidades escolares
- Entre outros
Quais são os benefícios do Cadastro Positivo?
Ao contrário do que muitos consumidores pensam, é bem vantajoso criar e manter o Cadastro Positivo atualizado, pois ele pode ser útil até mesmo para quem está negativado.
Confira a seguir alguns dos melhores benefícios para os consumidores:
- Ajuda a aumentar o score de crédito
- Facilita a obtenção de crédito
- Garante menores taxas de juros e custos para bons pagadores
- Facilidade no acompanhamento de suas finanças
- Oferece acesso a produtos e serviços financeiros com melhores condições
Como aderir ao Cadastro Positivo?
A adesão é gratuita e automática desde 2020, onde todos os consumidores que possuem dívidas e contas ativas em seu nome são incluídos no banco de dados.
É possível consultar o seu histórico de pagamentos no Cadastro Positivo por meio dos sites dos birôs de crédito mencionados.
Como excluir informações do Cadastro Positivo?
Mesmo sendo um benefício para grande parte dos brasileiros, saiba que é possível pedir para ser excluído do banco de dados, pois não é obrigatório.
Confira a seguir alguns casos em que dá para excluir as suas informações do seu Cadastro Positivo:
- Erros nos dados cadastrais
- Dívidas que foram pagas há mais de 5 anos
- Débitos que foram canceladas por acordo
Para cancelar o seu Cadastro Positivo é necessário entrar em contato com o birô de crédito responsável pela inclusão dos dados, tudo online.
Após a solicitação, o birô de crédito tem até 2 dias úteis para lhe notificar que recebeu sua solicitação, dando início à exclusão dos dados.
Vale lembrar que, ao excluir seu cadastro, ele deixará de contar em seu score de crédito. Se você está negativado, mas continua pagando a maioria das contas em dia, o cancelamento será prejudicial para a sua pontuação.
Além disso, esse cadastro pode ser visto por muitas empresas como uma forma de comprovar renda, afinal, as contas em seu nome estão sendo pagas. Se você excluí-lo, perderá essa vantagem.
Como melhorar o Cadastro Positivo?
Não adianta só ter o seu cadastro , pois é preciso mostrar um bom comprometimento financeiro para garantir boas condições e vantagens.
Como ele irá afetar positivamente o seu score, recomendamos:
- Pagar suas contas em dia
- Evitar atrasos no pagamento de dívidas
- Negociar dívidas com atraso
- Manter seu score de crédito atualizado
- Pedir cartões de crédito e financiamentos para melhorar seu histórico de crédito
Conclusão
O Cadastro Positivo é uma ferramenta que pode ajudar os consumidores a melhorar seu score e ter acesso a melhores condições de crédito.
Ao manter um histórico de pagamentos em dia, o consumidor mostra às instituições que é um bom pagador e tem mais chances de honrar seus compromissos financeiros, facilitando a obtenção de crédito, inclusive com menores taxas e prazos de pagamento mais flexíveis.
Por isso, mesmo que você esteja com dívidas e o CPF negativado, vale a pena atualizar as contas em seu nome na plataforma e continuar pagando-as em dia, pois influencia positivamente em seu score!