Esteja você começando a administrar suas finanças ou já tenha mais experiência com serviços e produtos financeiros, com certeza já ouviu falar sobre banco digital, não é mesmo? Mas, você sabe como ele funciona na prática? Quais são os benefícios que oferece aos seus clientes frente à um banco tradicional?

Bom, é para tirar essas e outras dúvidas que preparamos este conteúdo exclusivo, te explicando tudo o que precisa saber sobre as contas bancárias que funcionam exclusivamente online ou por aplicativos. Vamos conferir?

O que é um banco digital?

Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre banco digital e conta digital. Mas, saiba que um complementa o outro.

Um banco digital é uma instituição financeira que oferece serviços bancários de forma totalmente online, ou seja, não possui agência física, e todas as operações são realizadas por meio de um aplicativo ou site.

O banco digital é quem oferece a conta digital, um tipo de conta bancária onde o cliente tem acesso exclusivamente pela internet.

Os bancos digitais são regulamentados pelo Banco Central do Brasil (BACEN), e oferecem os mesmos serviços que os bancos tradicionais, como:

  • Conta corrente
  • Conta poupança
  • Cartão de crédito
  • Cartão de débito
  • Transferências
  • Pagamentos
  • Investimentos
  • Entre outros

Como funciona um banco digital?

Na prática, os neobancos (bancos digitais) funcionam da mesma forma que os bancos tradicionais, oferecendo produtos e serviços financeiros de interesse de seus clientes, como cartões, linhas de empréstimos, seguros e etc.

A diferença é que eles são operados 100% digitalmente, o que significa que os clientes podem realizar todas as suas operações pelo celular ou computador, sem a necessidade de ter que ir à uma agencia física ou caixa eletrônico.

Assim, com simplicidade e praticidade, você pode movimentar seu salário pelo app do banco, realizar transações online, como Pix e TED, fazer compras em estabelecimentos físicos e online com seu cartão de débito, sacar dinheiro em caixas eletrônicos do Banco24Horas, investir seu dinheiro com segurança e muito mais.

Para isso, basta que você acesse sua conta digital por meio dos canais digitais do seu banco, como aplicativos para smartphones e internet banking.

Quais são as vantagens dos bancos digitais?

Cada vez mais os bancos digitais oferecem uma série de vantagens significativas em comparação com os bancos tradicionais (aqueles que só funcionam na agência física).

A principal delas e que tem atraído milhões de clientes é as menores taxas e tarifas bancárias, visto que a grande maioria das contas digitais é 100% gratuita, devido a que como não se tem agências físicas, se reduz os custos operacionais.

Mas, separamos algumas das melhores vantagens de ter uma conta em um banco digital, confira:

1. Zero taxas ou taxas mínimas

Uma das maiores vantagens dos bancos digitais é a eliminação ou redução significativa das taxas bancárias. Muitos deles não cobram taxas mensais de manutenção de conta, taxas de saque em caixas eletrônicos ou taxas de transferência. Isso significa que você pode economizar uma quantia considerável de dinheiro ao longo do tempo.

2. Facilidade de uso

Os aplicativos e sites dos bancos digitais são projetados com foco na experiência do usuário, tornando-os intuitivos e fáceis de usar. Você pode gerenciar suas finanças de forma eficaz, sem a necessidade de conhecimento técnico avançado.

3. Acesso sempre que precisar

Os bancos digitais não têm horário de funcionamento. Você pode acessar sua conta e realizar transações a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso é particularmente conveniente para pessoas com horários irregulares ou aqueles que viajam com frequência.

4. Economia de tempo

Ao evitar filas em agências bancárias tradicionais e a necessidade de deslocamento físico, você economiza tempo precioso que pode ser direcionado para atividades mais produtivas.

5. Funcionalidades avançadas

Muitos bancos digitais oferecem recursos avançados, como categorização automática de despesas, insights de gastos e planejamento financeiro personalizado. Isso ajuda os clientes a terem um melhor controle de suas finanças.

6. Taxas de juros competitivas

Os bancos digitais frequentemente oferecem taxas de juros mais competitivas em suas contas de poupança e empréstimos do que os bancos tradicionais. Isso pode ajudá-lo a ganhar mais com seu dinheiro ou a economizar em seus empréstimos.

7. Segurança

Embora a operação online possa levantar preocupações com segurança, os bancos digitais investem fortemente em tecnologia de segurança. Eles geralmente oferecem autenticação em duas etapas, criptografia robusta e monitoramento constante para proteger seus dados financeiros.

Em resumo: Os bancos digitais representam o futuro das finanças, oferecendo uma alternativa eficaz e conveniente aos bancos tradicionais, principalmente por terem uma ampla gama de serviços e produtos financeiros com custos mais baixos, aliado a facilidade de uso e acessibilidade 24 horas por dia.