Para os brasileiros na fase adulta ou principalmente aqueles que já tiveram o nome negativado nos birôs de crédito, uma das perguntas mais frequentes é sobre qual o melhor score para cartão de crédito, ou seja, qual a pontuação precisa para aprovar um bom cartão.

Essa é uma dúvida muito importante, pois mesmo que algumas instituições financeiras não façam consulta ao SPC e Serasa, seu score pode influenciar no tipo de cartão e até mesmo na taxa de juros do rotativo que irá pagar.

Por isso, preparamos este guia exclusivo para lhe mostrar mais sobre como funciona o score de crédito ideal para aprovar um cartão de crédito. Vamos conferir?!

Qual é o melhor score para cartão de crédito?

Conforme sabemos, o score de crédito é um indicador fundamental para quem busca obter um cartão de crédito, empréstimo, crediário, consórcio ou financiamento. 

Ele funciona como um termômetro da sua saúde financeira, mostrando às instituições financeiras a probabilidade de você pagar suas dívidas em dia.

Mas, pensando em cartão de crédito, qual seria uma boa pontuação de score para garantir a aprovação? Existe um score mínimo para cartão? O score influencia no limite liberado no cartão?

Bom, para responder a essas perguntas, confira a seguir as faixas de score e suas implicações durante a solicitação de um cartão de crédito:

  • Score baixo (0 a 300): indica alto risco de inadimplência, o que dificulta a aprovação de crédito e limita as opções de cartões disponíveis, sendo liberados, geralmente, cartões de crédito pré-pagos ou com taxas de juros mais elevadas
  • Score regular (301 a 500): ainda representa um risco moderado, mas as chances de aprovação de crédito aumentam, onde as opções de cartões podem ser mais limitadas, com tarifas e taxas menos vantajosas
  • Score bom (501 a 700): considerado um score positivo, com boas chances de aprovação de crédito e acesso a uma variedade maior de cartões, com menores taxas e melhores benefícios em compras
  • Score alto (701 a 900): excelente score, que garante acesso às melhores ofertas de crédito do mercado, incluindo cartões com benefícios exclusivos, maiores limites de crédito e taxas e tarifas mais baixas.
  • Score perfeito (901 a 1000): o score ideal, que garante ao consumidor a confiança total das instituições financeiras e acesso às melhores condições de crédito, podendo praticamente aprovar em instantes qualquer cartão de crédito compatível com sua renda

Qual o score mínimo para aprovar cartão de crédito?

Como mencionado acima, hoje em dia, com o avanço dos bancos digitais, existem cartões de crédito para todos os públicos e rendas, inclusive para quem tem score baixo.

Na maioria dos casos, os bancos costumam liberar cartão de crédito para quem tem um score no Serasa acima de 400 pontos, mas isso será influenciado por outros fatores também, como a renda do solicitante, se tem um bom relacionamento com o emissor do cartão e se está com o nome sujo.

Qual o score ideal para ter um bom cartão de crédito?

Embora uma pontuação acima de 700 seja considerado excelente, para ter acesso a um bom cartão de crédito, com taxas e tarifas competitivas, e uma variedade de benefícios, uma nota a partir de 501 já é considerado suficiente.

Cartões de crédito mais exclusivos, como os Platinum e Black, normalmente exigem um score mais elevado, a partir de 800 pontos.

No entanto, é importante lembrar que o score é apenas um dos fatores considerados pelas instituições financeiras na análise de crédito. Outros fatores como renda, histórico de trabalho e estabilidade financeira também são importantes.