O dólar é a moeda mais forte do mundo e é considerada um porto seguro em tempos de crise. Por isso, investir em dólar pode ser uma boa estratégia para proteger seu dinheiro da inflação e desvalorização da moeda nacional.

E, como existem diversas maneiras de como investir em dólar, no guia de hoje vamos te explicar mais sobre o assunto e te mostrar onde negociar esta moeda tão valorizada. Vamos conferir?!

O que é investir em dólar?

Investir em dólar é uma forma de proteger seu patrimônio, visto que esta é a moeda de maior valorização no mundo, sendo a sua cotação levada em conta em diversas negociações mundiais.

Quais são as maneiras de investir em dólar?

Existem várias maneiras fazer investimentos em dólar, sendo a mais comum a compra de dólares diretamente no mercado cambial.

Você também pode comprar ativos de renda variável que são negociados em dólar, como ações de empresas americanas ou títulos do governo americano.

Tudo depende do seu perfil de investidor, ou seja, do risco que deseja correr e da rentabilidade que espera ganhar.
Isso porque como o preço do dólar varia bastante, tanto você pode ganhar muito dinheiro rapidamente, quanto perder muito também.

Quando é um bom momento para investir em dólar?

O melhor momento para fazer investimentos em dólar é quando o dólar está forte em relação à moeda nacional. Isso significa que você pode comprar mais dólares com a mesma quantidade de dinheiro.

No entanto, é importante lembrar que o valor do dólar pode variar, e você pode perder dinheiro se o dólar se desvalorizar.

Vantagens e desvantagens de fazer investimentos em dólar

Investir neste tipo de ativo tem seus pontos positivos e negativos, principalmente por que os ganhos estão atrelados a cotação do dólar, que muda diariamente.

Por isso, separamos algumas vantagens e desvantagens de aplicar seu dinheiro em dólar, confira!

Vantagens

  • Trata-se de uma moeda forte e estável
  • É uma moeda global, o que significa que você pode usá-lo para comprar produtos e serviços em todo o mundo
  • Também é uma moeda de reserva, podendo ser usado por governos e bancos centrais para armazenar riqueza

Desvantagens

  • O valor do dólar pode flutuar bastante, e você pode perder dinheiro se o dólar se desvalorizar
  • Pode ser complexo, sendo recomendada a ajuda de um profissional para fazer bons investimentos
  • É um investimento mais arriscado, isto é, você pode perder dinheiro

Onde investir em dólar?

Existem várias instituições financeiras que oferecem a possibilidade de investir em dólar. Você pode investir em dólar em bancos, corretoras de valores, financeiras e outras instituições financeiras.

Conclusão

Via regra geral, investir em dólar pode ser uma boa estratégia para proteger seu patrimônio, principalmente quando a inflação no Brasil está alta, pois acaba desvalorizando a nossa moeda, que é Real (BRL).

Contudo, tenha em mente que este não é um tipo de investimento indicado para todos os públicos, principalmente para quem é iniciante.

Para correr o menor risco possível ao fazer investimentos em dólar, é fundamental estudo e conhecimento de mercado, para saber exatamente quanto e quando aplicar seu dinheiro!