Você sabia que consultar valores a receber do Banco Central pelo CPF pode ser um procedimento útil para verificar se você possui direito a restituições, pagamentos ou outros benefícios financeiros esquecidos na sua conta?

É isso mesmo! Você pode ter dinheiro esquecido no banco e nem sabe! Por isso, neste artigo apresentaremos um guia passo a passo para ajudá-lo a realizar essa consulta de forma simples e rápida. Vamos conferir?!

O que é a consulta de valores a receber?

O Banco Central lançou uma ferramenta para que os brasileiros consultem se têm valores a receber de instituições financeiras, como de contas encerradas, tarifas cobradas indevidamente, restituição de impostos e consórcios e outros tipos de créditos.

Assim, se você tiver valores a receber, será exibido um resumo com o valor, a data da movimentação e a instituição financeira responsável pelo pagamento.

Leia mais: Veja como resgatar dinheiro esquecido no banco

Lembrando que o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central é válido para pessoas físicas e jurídicas. Caso tenha valores esquecidos, poderá solicitar o pagamento via Pix, que cairá na sua conta em até 12 dias úteis.

Passos de como consultar valores a receber do Banco Central pelo CPF

Para consultar os valores a receber do Banco Central pelo seu CPF é muito simples, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse o site Valores a Receber (clique aqui)
  2. Clique em “Consulte valores a receber”
  3. Digite seu CPF ou CNPJ
  4. Digite sua data de nascimento
  5. Clique em “Consultar”
  6. Se você tiver valores a receber, será exibido um resumo na tela inicial

Lembrando que para solicitar o resgate dos valores a receber é preciso ter uma conta no site Gov.br, no nível de segurança prata ou ouro.

Caso tenha dinheiro esquecido no banco e queira solicitar o resgate, é muito fácil, basta:

  1. Acessar o site Valores a Receber (clique aqui)
  2. Clicar em “Acesse o Sistema de Valores a Receber”
  3. Faça login com a sua conta Gov.br
  4. Informe a chave Pix da conta que deseja receber os valores

Em resumo: O site Valores a Receber é uma ferramenta importante para que os cidadãos brasileiros possam consultar se têm valores a receber de instituições financeiras. A ferramenta é gratuita e fácil de usar, podendo você conferir se tem dinheiro esquecido para receber ainda hoje, basta ter o número do CPF.