Uma das garantias da CLT é que os funcionários de determinadas empresas tenham seu FGTS garantido. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço mantém o trabalhador mais tranquilo em caso de demissões, entre outros grandes benefícios. Mas, o que muitos ainda não sabem é como  consultar FGTS.

E você pode está se perguntando: “Por que devo aprender a como consultar FGTS?” De fato, muitas pessoas não se preocupam com os valores recebidos, mas essa é uma forma de gerenciar adequadamente essa garantia, seja para deixar rendendo na sua conta ou usar na antecipação do saque-aniversário, por exemplo. 

Por isso, continue conosco, que neste guia vamos te ensinar o passo a passo detalhado para que consiga verificar seu saldo em conta com praticidade e segurança. Vamos lá?!

Como ver o saldo do FGTS com o CPF?

Para conseguir acesso a informações básicas de seu saldo FGTS,  é preciso que você entre em contato no telefone de consulta. Assim, é necessário apenas que ligue para conseguir saber qual o valor que tem na conta.

Você também pode fazer isso utilizando o app da Caixa. Nele poderá ter algumas informações extras como, por exemplo, quais foram os depósitos realizados, além de poder verificar outros dados importantes, como a última empresa que pagou.

Por fim, você também pode optar por envio de mensagem. Nesse caso, basta informar o que precisa e o número de CPF para conseguir acesso ao valor.

Como ter acesso ao saldo do FGTS?

Se você precisa consultar seu saldo por completo, a melhor opção é a partir do app. Você também pode se dirigir a alguma agência da Caixa para verificar as informações que precisa, mas esse método pode custar muito tempo.

Por outro lado, com o app FGTS da Caixa é possível ter uma série de dados e até mesmo a possibilidade de sacar parte do valor disponível. Além disso, não é necessário muito espaço no celular para realizar essa ação. 

Claro, para ter acesso, você também precisará acessar o app a partir da sua conta bancária e senha. Caso tenha esquecido seus dados, pode solicitar outro a partir do próprio aplicativo ou site da Caixa.

Como consultar FGTS pelo CPF telefone?

Se você não consegue ter acesso ao app citado acima, a melhor opção é realizar o processo a partir do telefone. Faça isso a partir do número: 0800 726 0207. Nesse caso, em poucos segundos conseguirá saber o valor que está na conta do FGTS.

Como consultar FGTS pelo telefone pode ser útil? Bem, mesmo que não conte com a quantidade de informações que o app oferece, ainda é possível verificar se a empresa em que está trabalhando continua depositando corretamente o seu Fundo de Garantia.

Vale lembrar que todo o dinheiro guardado do FGTS irá render. Isso porque a cada mês o saldo deve aumentar, então você sabe que o valor foi pago. Qualquer alteração nesses depósitos também pode ser notada. Você apenas não terá acesso a um histórico completo.

Como consultar o saldo do FGTS sem ser pelo aplicativo?

Como dito, é possível fazer isso a partir de uma ligação por telefone. No entanto, caso você não queira fazer isso pode enviar mensagens. Nesse caso também precisará do número do seu CPF ou NIS e a sua data de nascimento.

Existe também a possibilidade de consultar o seu saldo através do site da Caixa Extrato de FGTS. Nele o processo seguido é o mesmo, ou seja, você deve inserir seu CPF, cadastrar uma senha para acessar o sistema sempre que quiser e responder algumas perguntas de segurança.

Realize a confirmação a partir do e-mail cadastrado no processo e pronto, você já tem acesso ao seu estrato. Essa é uma forma muito prática de como consultar FGTS também, recomendamos para aqueles que não possuem o aplicativo.

Agora você sabe como consultar FGTS!

Essas são todas as formas de realizar a consulta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ir em uma agência pode ser uma opção adequada para aqueles que precisam realizar o primeiro acesso no app, mas não é tão prático.

Com o aplicativo você entende como consultar FGTS em poucos passos. Além disso, com a quantidade de recursos que ele oferece você não precisa se preocupar com mais nada, pode sempre está de olho no saldo e decidir uma boa hora para sacar se necessário!