Você já se esqueceu de pagar uma conta no prazo e teve que arcar com multas e juros? Ou já perdeu tempo procurando boletos e enfrentando filas para quitar suas dívidas? É por isso que você precisa aprender como colocar contas no débito automático, para evitar tais problemas.

Ao colocar suas contas e faturas no pagamento via débito automático você passa a ter muito mais praticidade e comodidade na sua rotina financeira. Continue conosco e veja como ganhar tempo e economizar dinheiro com taxas por atraso!

Porque é importante colocar contas no pagamento automático?

O débito automático é uma ferramenta que permite programar o pagamento das suas contas mensais, como água, luz, telefone, internet, cartão de crédito, entre outras, para que elas sejam debitadas diretamente do saldo da sua conta corrente na data indicada.

Assim, você não precisa se preocupar em lembrar-se das datas de vencimento ou em emitir boletos. Basta ter saldo suficiente na conta até às 19 horas do dia do pagamento.

Então, saber como colocar suas contas no débito automático é uma maneira eficaz de simplificar o processo de pagamento, evitando atrasos e mantendo suas finanças organizadas.

Passo a passo de como colocar contas no débito automático

Configurar suas contas no débito automático é relativamente simples, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Escolha as contas: comece selecionando contas regulares e fixas para o pagamento automático, como conta de água e luz, boleto de aluguel, hipoteca, fatura de cartão, parcelas de empréstimo e financiamento, serviços públicos e seguros e etc.
  2. Autorize o débito automático: entre em contato com o seu banco (pessoalmente ou online) para cadastrar essas contas no débito automático, sendo necessário permitir o desconto do valor diretamente da sua conta bancária, na data de pagamento prevista
  3. Estabeleça limites financeiros: antes de configurar o débito automático, avalie seu saldo bancário para garantir que haja fundos suficientes para cobrir os pagamentos, sendo o ideal agendar o débito automático para depois que o salário cair na sua conta
  4. Acompanhe regularmente: embora o débito automático seja conveniente, é fundamental checar pelo menos uma vez no mês a sua conta bancária, para garantir que todos os pagamentos estejam sendo processados corretamente e que não haja atividades suspeitas

Dicas para usar o débito automático na conta

O débito automático é uma ferramenta útil que pode ajudar você a organizar suas finanças e evitar atrasos no pagamento de contas.

Mas, para isso acontecer de forma fácil e tranquila é fundamental tomar alguns cuidados, como:

  • Comece com contas de pequeno valor, pois assim, você pode testar o serviço e ver se está satisfeito com ele
  • Não coloque contas com valores variáveis no débito automático, pois nesse caso, é possível que o valor do débito não esteja disponível na sua conta no dia do vencimento
  • Mantenha saldo suficiente na sua conta para cobrir os débitos automáticos

Conclusão

Configurar suas contas no débito automático é uma estratégia inteligente para simplificar suas finanças e evitar atrasos em pagamentos, o que gera multas e juros.

Os benefícios de economia de tempo, pagamentos pontuais e organização financeira fazem do débito automático uma opção atraente para qualquer pessoa que deseje uma vida financeira mais tranquila.

Ao seguir as etapas adequadas e tomar precauções, você estará bem encaminhado para aproveitar ao máximo essa ferramenta valiosa!