Todo mundo sabe que os benefícios da educação financeira são transformadores, não é? Bom, quando temos controle do nosso dinheiro tudo fica mais fácil, as possibilidades de endividamento diminuem, ganhamos mais planos, investimos mais na nossa qualidade de vida a médio e longo prazo, enfim, temos mais realizações.

O problema é que mesmo sabendo de tudo isso, no dia a dia, milhares de pessoas ainda encontram dificuldades para organizar suas finanças, seja por falta de conhecimento ou simplesmente por estarem já afogadas “até o pescoço” com contas e dívidas.

Mas, saiba que é possível sim mudar sua vida financeira para melhor, ou seja, sair do vermelho e começar a adquirir tudo o que deseja, mesmo ganhando pouco.

Qual é o segredo? A boa e velha educação financeira… Isso mesmo, aquelas boas práticas que não nos ensinam na escola sobre como gastar nossos recursos.

Então, para que você possa dar um fim a esse desespero de estar contando as moedas para chegar ao final do mês com um pouco de dinheiro na carteira, preparamos este guia com 5 benefícios maravilhosos, mostrando tudo o que a educação financeira pode fazer em nossas vidas e na das pessoas ao nosso redor! Vamos conferir?

1. Ter educação financeira não é trabalhar só para pagar contas

Quem é escravo do dinheiro, se vê o mês inteiro num abismo sem saída, onde antes mesmo de ter o salário depositado na conta, já está com grande parte dele comprometido com os gastos mensais.

Só que quando vivemos nesse estilo de vida, gastando mais do que realmente ganhamos, acabamos tendo que trabalhar só para pagar as contas e isso é péssimo, pois é sinônimo de infelicidade e desânimo, deixando a vida pesada e sem sentido, não é?

Mas isso pode mudar, já que com bons hábitos de educação financeira, é possível adquirir conhecimento para prosperar.

E, o conhecimento sobre o dinheiro leva ao desenvolvimento da inteligência financeira, que é quando aprendemos a gerir o dinheiro.

Quando isso acontece, nos tornamos uma pessoa muito mais feliz e realizada, tanto pessoal quanto financeiramente.

2. O equilíbrio financeiro nos dá mais liberdade de escolha

No momento em que você tem uma estratégia de organização financeira pessoal, passa a ter mais liberdade de escolha.

Ou seja, deixa de viver o tempo todo preocupado com as contas que não estão fechando, pode deixar um trabalho que não te faz feliz e pode ter uma melhor qualidade de vida, tanto para você quanto para sua família.

Portanto, ter uma vida financeira estável nos permite ter condições de desfrutar de uma vida cheia de possibilidades, porque se tivesse mais dinheiro sobrando, certamente faria uma viagem, investiria no futuro ou simplesmente compraria algo que deseja há tanto tempo.

Tudo isso é possível, mas só quando entendemos a importância da educação financeira.

3. Quem tem o controle do seu dinheiro pode fazer o bem com mais frequência

Há uma crença muito equivocada de que o dinheiro é algo “sujo” e não confiável… Bom, em algumas situações, o dinheiro realmente pode ser usado para fins indevidos.

No entanto, o dinheiro também pode ser usado para fazer o bem, e essa é uma vantagem que só têm aqueles que estão financeiramente organizados.

Quando nossa vida financeira vai bem, tendemos a ser mais realizados e, por isso, a pensar mais em ajudar o próximo.

Então, seja fazendo doações, comprando produtos e serviços de amigos ou emprestando dinheiro a quem amamos, estamos fazendo um bem comum.

Esse tipo de atitude e generosidade traz benefícios valiosos não só para quem recebe, mas para quem dá também.

Há uma energia impressionante por trás do ato de doar que faz com que o dinheiro circule e volte ao doador em maior quantidade!

Inclusive, várias pessoas que doam frequentemente afirmam ter testemunhado esse tipo de efeito benéfico.

4. A educação financeira nos permite realizar sonhos e objetivos

Todos nós temos sonhos e objetivos, não é? Os maiores sonhos são:

  • Conquistar a própria casa
  • Ter um veículo próprio
  • Viajar frequentemente
  • Ter liberdade financeira
  • Ter mais qualidade de vida.

Bem, tudo isso é possível, desde que você se preocupe em ter uma boa educação financeira. Agora, se você não tem controle do seu dinheiro, então só verá problemas em vez de soluções.

Então, não gaste mais do que ganha, siga um planejamento financeiro, tente criar uma reserva de emergência e até mesmo fazer investimentos para o futuro.

Seguindo esses conselhos, sua vida financeira será mais saudável e a realização dos seus sonhos e objetivos terá mais chances de acontecer.

Portanto, tenha em mente que, com o foco na sua felicidade, todas essas possibilidades podem se concretizar.

5. A organização nas finanças nos dá estratégias para a prosperidade

Com a inteligência financeira, é possível desenvolver uma estratégia de relacionamento com o dinheiro completamente diferente, o que traz prosperidade.

Basicamente, temos o seguinte ciclo na vida quando estamos bem educados financeiramente:

  • Nos dedicamos mais ao trabalho, porque estamos realizados no que fazemos e queremos crescer e ganhar mais dinheiro
  • Começamos a ter um consumo de qualidade, em que a qualidade de vida está à frente de qualquer status, ou seja, comprar por prazer e não por pressão
  • Por último, nos estimulamos mais a realizar nossos sonhos e objetivos, com a construção de uma renda futura que garanta maior liberdade financeira

Você gostou de conhecer os benefícios da educação financeira?

Portanto, esperamos que com esses cinco benefícios você tenha percebido a importância da educação financeira em nossas vidas.

Não se trata de como gastar dinheiro, mas de como gastá-lo. Pense: Onde você quer estar daqui a 10 anos? Com as atitudes que tem hoje, conseguirá chegar onde quer?

Se a resposta for não, então é hora de mudar. Não deixe para amanhã tudo o que você pode começar a conquistar agora mesmo.

Então, inspire-se nesses benefícios e comece a planejar seu futuro, pois tudo depende apenas de você!