No mundo financeiro de hoje, a educação financeira desde cedo é essencial para que os pequenos aprendam a administrar seu dinheiro de forma responsável. Mas, uma pergunta frequente que muitos pais se fazem é se as crianças podem ter uma conta bancária.

Muito se fala sobre as contas bancárias para menores, mas qual a idade mínima e como funciona? Neste artigo, exploraremos essa questão e discutiremos as opções disponíveis para crianças e adolescentes. Vamos conferir?!

Afinal, criança pode ter conta em banco?

A resposta curta é sim, criança pode ter conta em banco, pois de acordo com o Banco Central do Brasil, menores podem ser titulares de contas bancárias, desde que tenham o consentimento de um responsável legal.

No entanto, existem algumas regras e restrições que devem ser seguidas, como:

  • A criança precisa ter mais de 16 anos e um CPF válido
  • São considerados responsáveis legais o pai, a mãe ou o tutor da criança

Quais são os tipos de contas bancárias para crianças?

Geralmente, os bancos oferecem duas opções principais para crianças: contas de poupança e contas correntes. Confira mais detalhes a seguir!

Conta poupança para crianças

As contas de poupança são uma maneira excelente de ensinar crianças a economizar dinheiro, principalmente para quem já ganha mesada.

Elas geralmente são isentas de taxa de manutenção e podem ser abertas em nome da criança, com a supervisão de um adulto responsável.

Não há uma idade mínima para abrir uma conta de poupança para uma criança. Mas, o acesso direto aos fundos só é liberado após certa idade, geralmente 18 anos.

Os pais ou responsáveis ​​gerenciam a conta em nome da criança e podem depositar e sacar dinheiro conforme necessário para despesas relacionadas à criança.

A boa vantagem é que todo o dinheiro depositado na conta poupança fica rendendo juros para a criança, ou seja, é uma forma de ir criando uma reserva financeira para o seu filho.

Conta corrente para crianças

As contas correntes para crianças são uma opção para crianças mais velhas que precisam de um método de pagamento para despesas cotidianas.

Geralmente, os bancos requerem que a criança tenha pelo menos 16 anos para abrir uma conta corrente em seu nome, mas há instituições que liberam antes, como é o caso do Nubank, que permite abertura de conta a partir dos 10 anos.

Com uma conta corrente, a criança pode receber mesada, fazer compras e aprender a gerenciar um saldo. É uma excelente maneira de ensinar responsabilidade financeira, já que as transações são registradas e os extratos de conta podem ser revisados regularmente.

MELHORES CONTAS DIGITAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Quais são os benefícios de uma conta bancária para crianças?

Há muitas vantagens quando pensamos em abrir uma conta bancária para uma criança, como:

Aprender sobre educação financeira

Uma conta bancária pode ajudar as crianças a aprender sobre educação financeira, como economizar dinheiro, fazer pagamentos conforme a necessidade e gerenciar dívidas.

Ter um lugar seguro para guardar dinheiro

Uma conta bancária é um lugar seguro para guardar dinheiro, protegido de perdas ou roubos. Se for uma conta poupança, ela é garantida pelo FGC, que cobre eventuais problemas, como a falência do banco.

Além disso, essa é uma maneira dos pais terem maior controle sobre os gastos dos filhos, pois podem monitorar as atividades da conta e garantir que a criança não gaste irresponsavelmente.

Receber mesada ou pensão alimentícia

Para os pais que desejam ensinar a criança a lidar com seu dinheiro desde cedo, ter uma conta bancária é uma forma conveniente de receber mesada ou pensão alimentícia, criando inclusive mais autonomia financeira.

Comprar produtos e serviços online

Com uma conta bancária, as crianças podem comprar produtos e serviços online, como jogos, aplicativos e roupas, tudo com segurança, visto que é disponibilizado um cartão de débito para movimentar o saldo da conta.

Como abrir uma conta bancária para crianças?

Agora que você já sabe que criança pode ter conta em banco, saiba que o processo de abertura da mesma é muito simples e rápido.

Para abrir uma conta bancária para crianças, é necessário comparecer a uma agência bancária ou usar um aplicativo de conta digital, tendo em mãos os documentos necessários.

Dependendo do banco e do tipo de conta, provavelmente, será preciso que o responsável legal preencha um formulário de abertura de conta e assine um termo de responsabilidade.

Quais são os requisitos para abrir uma conta bancária kids?

Os requisitos para abrir uma conta bancária para crianças variam de acordo com o banco. No entanto, geralmente são necessários os seguintes documentos:

  • Documento de identidade do responsável legal: RG, CPF ou CNH
  • Documento de identidade da criança: RG ou certidão de nascimento
  • Comprovante de residência: conta de luz, água ou telefone
  • Comprovante de renda: holerite, declaração de imposto de renda ou outros documentos que comprovem a renda do responsável legal

Em resumo: Abrir uma conta para uma criança pode ser uma boa maneira de ensinar sobre finanças e ajudá-las a desenvolver um bom histórico de crédito. No entanto, é importante considerar os custos, as limitações e os recursos da conta antes de abri-la.